Iniciámos recentemente os trabalhos no local da obra de Recuperação da Praça de Armas do Castelo de Ouguela e Sua Envolvente. De referir que este é um projetos é cofinanciado pelo Programa VALORIZAR do Turismo de Portugal.
Esta intervenção pressupõe a “Requalificação da Praça de Armas”, com as necessárias obras de “Intervenção na Cisterna” e de “Conservação e Restauro das Muralhas” medievais e vai decorrer durante os próximos meses, dando uma nova imagem e renovada dignidade a esta fortificação.
Ouguela é uma pequena aldeia rural, pertencente ao concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre. Faz parte da freguesia de S. João Baptista e dista 9 km da sede de Concelho.
Ouguela era uma povoação com boa localização militar, com posição estratégica próxima à fronteira que permitia às tropas portuguesas dominar os caminhos procedentes de Castela. Foi palco de vários acontecimentos bélicos no âmbito das lutas pelo trono de Portugal e da sucessão de Espanha. Por esse valor geoestratégico, a fortaleza medieval tornara-se incapaz de suster a grande ameaça que supunham a potência e o poder destruidor da nova artilharia.
Era necessário que todo o sistema fosse alterado, (trabalhos iniciados no âmbito das guerras da Restauração da Independência) construindo-se a fortificação abaluartada, que segundo as fontes mais antigas, teve início no séc. XVII.





