ENCERRADO (EM MANUTENÇÃO) – Este percurso encontra-se temporariamente indisponível
O Projeto “Alentejo Feel Nature”, integrado na Estratégia Territorial “Provere Inmotion” da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo oferece aos amantes do pedestrianismo três percursos no concelho de Campo Maior, sendo que todos eles têm em comum a passagem pela aldeia de Ouguela.
Os três percursos apresentam extensões e níveis de dificuldades distintos, mas todos eles são bastante acessíveis a todos os amantes do contacto com a natureza.
DESTAQUES
NATUREZA: destaque para as galerias ripícolas da Ribeira de Abrilongo e do Rio Xévora, com salgueiros, freixos e tamujo (Flueggea tinctoria) – um arbusto exclusivo dos cursos de água mediterrânicos do SO da Península – oásis perfeitos para aves como o rouxinol-comum (Luscinia megharynchos) e a felosa-poliglota (Hippolais polyglotta). No Xévora ocorre o saramugo (Anaecypris hispanica), um ameaçado peixe ibérico. No olival tradicional junto a Ouguela destaque para o alcaravão (Burhinus oedicnemus), o milhafre-real (Milvus milvus) ou o peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus).
PATRIMÓNIO: castelo (sécs. XIII-XIV) e fortaleza abaluartada (séc. XVII) de Ouguela. Igreja de Ouguela. Fonte Santa (Ouguela).
ARTESANATO: ferro forjado; flores de papel; objetos em cartão (arado, foice, pratos); louça de barro pintada à mão. GASTRONOMIA: grãos com carne; azeitona (DOP). Doçaria (sericaia com ameixas, tosquiados, bolos amassados, nógados e tortilhas de amêndoa grão e gila).


